Manual de Instruções

 

Muito obrigado por escolher o Fitness Terapêutico para tratar sua dor nas costas e iniciar as mudanças no estilo de vida. Estamos confiantes de que você se sentirá mais forte, conhecerá melhor sua doença e terá um maior compromisso com sua recuperação após a implementação deste programa de doze semanas.

 

Segue o Manual de Instruções que você precisará para desenvolver seu Programa na ordem correta, aproveitando todo o potencial que ele oferece e conhecendo o passo a passo do tratamento. 

Você encontrará exercícios para cada uma das doze semanas do Programa, classificadas por tipo de terapia.

 

1. Todos os exercícios inclusos numa semana devem ser realizados numa mesma sessão, começando pelos exercícios de alongamento, depois os de fortalecimento (lombar ou cervical, dependendo das necessidades do usuário) e finalizando pelos exercícios de descompressão.

2. Cada sessão pode durar entre 10 e 15 minutos para obter o benefício máximo; no entanto, se você não puder realizá-las em uma sessão, poderá dividi-las em várias sessões no mesmo dia.

3. A frequência das sessões por semana depende muito da tolerância de cada paciente, mas nossa recomendação é fazer duas ou três sessões semanais durante as duas primeiras semanas; quatro sessões nas duas semanas seguintes, cinco sessões nas duas seguintes e a partir da sexta semana, realizam-nas todos os dias até o final do tratamento.

4. Cuidado: se, ao iniciar este programa, sua dor for muito forte (maior que 5 na escala subjetiva entre 0 "sem dor" e 10 "dor máxima"), recomendamos que você converse com seu médico e aguarde alguns dias até que diminuição da dor.

5. Além dos exercícios das terapias de elasticidade, fortalecimento e descompressão realizados em cada sessão, o participante também deve implementar as recomendações do Programa de Exercícios Inteligentes. Você encontrará este programa e seus detalhes publicados após as atividades da semana doze. No entanto, convidamos você a iniciar esta atividade desde as primeiras semanas, se você não tiver dor maior do que 4 na escala subjetiva de dor.

6. As recomendações de exercícios inteligentes são diferenciadas de acordo com o nível de atividade do paciente, ou seja, se o paciente é sedentário ou ativo. Chamamos ativa uma pessoa que tem um gasto calórico igual ou superior a 2.000 calorias por semana em exercícios.  

Selecione sua categoria com base no seu nível de atividade real.

7. Se você achar difícil algum exercício, entre em contato conosco e nós o ajudaremos. Se você sentir dor, recomendamos adiar os exercícios por alguns dias até se acostumar com a nova rotina. Se você precisar adiar toda a programação, isso não importa muito, então você pode retomar. Cada paciente tem suas individualidades e o Programa precisa se adaptar a você.

8. Se você quiser compartilhar seu caso médico você pode agendar uma consulta on-line com o nosso fisiologista da PlusClinic (facebook.com/pluscliniccentro) usando o WhatsApp + 5541-995323434 ou o e-mail fitnessterapeuticobrasil@gmail.com

Ou você também pode se inscrever no pacote Plus, que inclui consultas on-line.

9. O Fitness Terapêutico tem sido desenvolvido por um Fisiologista do exercício com o apoio de um Neurocirurgião e um Educador Físico, porém, ele não substitui a consulta médica com um especialista ou a terapia de um fisioterapeuta ou o trabalho de educadores físicos especializados nesta área; de fato, a recomendação é consultar o especialista para obter um diagnóstico individual e estabelecer um tratamento adequado. Sem dúvida, o Programa de Fitness Terapêutico será um complemento fundamental ao tratamento médico, para adiar ou evitar a cirurgia, e mesmo como complemento pós-cirúrgico. É um componente importante da terapia multimodal para o tratamento de dores nas costas inespecíficas.

Também é verdade que as consultas, os medicamentos e até as intervenções cirúrgicas não substituem nosso Programa, são complementares. Ao implementá-lo, você se beneficiará e garantirá um melhor prognóstico para sua doença.

10. Quando você completar doze semanas de tratamento, certamente terá desenvolvido um novo hábito saudável e não irá parar por aí. A partir da semana doze, você selecionará os exercícios que mais gostou e os manterá na sua rotina diária. Este será o melhor presente que você receberá. Seu corpo agradecerá todos os dias.

Muito obrigado por nos permitir ajudá-lo com sua saúde. Se você tiver alguma dúvida, reclamação ou quiser nos dar sua opinião, não hesite em nos contatar em fitnessterapeuticobrasil@gmail.com / WhatsApp +55 (41) 995323434 ou diretamente no site www.42ksuplementos.com.br/programa-fitness-terapeutico.

 

Segue um glossário dos termos usados ​​na descrição dos exercícios.

Glossário

 

1. Músculos estabilizadores da coluna (o core): grupo de músculos que trabalham para manter a estabilidade da coluna e do tronco. Os três músculos mais envolvidos são o transverso do abdome, os multífidos lombares e o oblíquo interno.

 

2. Doença degenerativa do disco (DDD): uma condição médica na qual existem anormalidades anatômicas e perda de função, em graus variados, de um ou mais discos intervertebrais da coluna vertebral, de magnitude suficiente para causar sintomas.

 

3. Exercício do queixo abaixado: posição de leve extensão da cervical, dobrando para dentro o queixo na direção do pescoço, como se dissesse sim com a cabeça.  

 

4. Movimento neutro da pelve: Gire a pelve levemente para dentro, retificando a curva lombar.

Se você quiser conhecer mais sob a Doença Degenerativa dos Discos ou a DDD, clicar no botão DDD. Se preferir ir direito ao Programa Fitness Terapêutico, clicar no botão Ir ao Programa Fitness Terapêutico.

 

DDD

Dor nas costas? Dor cervical? Dor lombar?

 

A dor nas costas é uma das causas mais comuns de incapacidade e está na lista das causas mais comuns de consulta médica. Tem uma prevalência de 60-85% ao longo da vida de uma pessoa, e apresenta aumentos graduais no processo de envelhecimento.

 

Dor nas costas é um sintoma que pode estar relacionado a muitas doenças como doença degenerativa do disco ou DDD, osteoartrite, síndrome miofascial, espondilolese, artrite, tumores, infecções, entre outras.

 

A postura corporal, os movimentos repetitivos inadequados do corpo, as condições de trabalho e o estilo de vida desempenham um papel fundamental na gênese dessas doenças. O mesmo fato de como lidamos com o estresse e nossas emoções, afeta todo o sistema de equilíbrio interno e impacta a postura, a tensão muscular e acaba gerando dor na região das costas.

A maioria dos pacientes que vão ao médico para dor nas costas têm algum grau de doença discal degenerativa ou DDD, então vamos aprofundar seus conhecimentos. A DDD é uma condição médica na qual há alterações anatômicas e perda de função, de graus variados, de um ou mais discos interverteberais da coluna vertebral, de magnitude suficiente para causar sintomas.

Acredita-se que a causa raiz da DDD seja a perda de proteínas solúveis líquidas contidas no disco, resultando em redução da pressão oncótica (tipo de pressão osmótica induzida por proteínas), o que, por sua vez, causa a perda de volume do líquido do disco. (um processo conhecido como desidratação do disco). Desidratar o disco faz com que ele perca resistência às forças verticais (peso corporal, impactos físicos típicos em esportes de alto impacto, como corrida, futebol,   basquete, vôlei e outras atividades envolvendo saltos, movimentos repetitivos e sobrecarga). pesos), e como resultado, o disco afetado perde altura e reduz a distância entre as vértebras.  

A DDD pode causar dor leve a grave, aguda ou crônica perto do disco afetado, bem como dor neuropática se uma raiz nervosa adjacente estiver envolvida.

Se considerarmos que os maus hábitos e um estilo de vida não saudável desempenham um papel fundamental na gênese da DDD, é claro que o paciente deve fazer mudanças importantes nesses hábitos para fazer melhorias significativas em sua qualidade de vida, especialmente pensando nos anos que virão. Como diz Albert Einstein, não é possível esperar um resultado diferente se continuarmos a fazer o mesmo. Mudança é a palavra-chave, em termos de peso e composição corporal, atividade física, flexibilidade, postura corporal, ergonomia no trabalho, gerenciamento do estresse e controle de emoção.

Fora da resolução cirúrgica indicada nos casos mais graves, existem alternativas terapêuticas que podem aliviar a dor e melhorar a condição do disco afetado e outras estruturas anatômicas, retardando a DDD e melhorando a qualidade de vida dos pacientes com esse tipo de doença.

 

A alternativa mais completa é a terapia multimodal, que utiliza diferentes intervenções interconectadas, como descompressão vertebral, alongamento e terapia de flexibilidade de tecidos fibrosos e musculares, fortalecendo os músculos estabilizadores da coluna vertebral e incorporando  um estilo de vida mais ativo através de um programa especial de exercícios.

 

Essas intervenções juntamente com controle de peso corporal, melhor postura corporal (RPG), ergometria no trabalho, técnicas de calor/frio, eletroestimulação neurológica transcutânea, lazer de baixa intensidade, terapia de ondas de choque, acupuntura e massagem, complementa a terapia multimodal.

O programa aqui apresentado reúne quatro terapias com um impacto sinérgico muito alto, considerada uma ferramenta complementar fundamental no tratamento da DDD, denominado Fitness Terapêutico.

O que é o Fitness Terapêutico? Trata-se de um programa multimodal que reúne quatro alternativas terapêuticas no tratamento da disfuncionalidade causada pela dor nas costas (seja na região cervical ou lombar) para gerar alívio, retardar a doença degenerativa dos discos intervertebrais, fortalecer as estruturas estabilizadoras da coluna vertebral e ajudar na mudança de maus hábitos para garantir um estilo de vida mais saudável.

As quatro alternativas terapêuticas incluídas no Programa são: A) Descompressão vertebral isométrica, B) Alongamento e flexibilidade de tecidos fibrosos e musculares, C) Fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna vertebral (região do pescoço e região lumbolvica-quadril) D) O programa de exercícios inteligentes.

É importante dizer que o Fitness Terapêutico não substitui a consulta médica com um especialista ou terapia de um fisioterapeuta ou o trabalho de educadores físicos especializados nessa área; na verdade, a recomendação é consultar o especialista para obter um diagnóstico individual e estabelecer um tratamento adequado. Sem dúvida, o Programa será um complemento fundamental para o tratamento médico, para adiar ou evitar cirurgias e até mesmo como tratamento pós-cirúrgico. É um componente importante da terapia multimodal para o tratamento de dores nas costas. Também é verdade que a consulta médica, a medicação e até mesmo as intervenções cirúrgicas não substituem o nosso Programa, são complementares.

 

Ao implementá-lo, você vai garantir um melhor prognóstico para sua doença. No final, todos queremos viver mais e com uma melhor qualidade de vida.

0

42k Suplementos Nutricionias LTDA

CNPJ 22.632.989/0001-99

Rua Odete Laura Foggiato 360 CEP 82630040 Curitiba, PR. Brasil S.A.C (41)995323434

Todos os pedidos são postados nos correios num prazo máximo de até dois dias úteis.