top of page

É possível acabar com a dor nas costas para sempre.

Muitas pessoas sofrem com dores nas costas. Algumas mais focado na região lombar outros na região cervical, e uma pequena minoria com dor lombar e cervical.


Mas por que é que tantas pessoas sofrem com dores nas costas?


A coluna vertebral é uma estrutura instável. A sua conformação anatómica é caraterizada por 33 ossos (vértebras), separados com cartilagem (discos intervertebrais), unidos através de articulações (facetas), interligados através de ligamentos (longitudinal anterior, longitudinal posterior, amarelo, interespinhoso, supraespinhoso e intertransversal) e estabilizados através da musculatura profunda ou também chamada de core.

É disser, a coluna não é um osso único e rígido como algumas pessoas pensavam, é um conjunto de muitos ossos, ligados com articulações e mantido no seu lugar com ligamentos e músculos.


O qual faz com que possa existir instabilidade, especialmente se a pessoa tem sobrepeso (sobrecarrega a estrutura), tem barriga pronunciada (movimenta o centro de equilibro), usa salto alto (empurra o corpo para afrente), fica sentado muitas horas (compressão das vértebras lombares), é sedentário (diminui a irrigação sanguínea e a hidratação do disco), é fumadora (afeita a hidratação dos discos modificando a condição dos vasos sanguíneos), fica em postura incorretas (ao dormir, ficar em pé, ou sentado), faz movimentos repetitivos de alto impacto (alguns trabalhos e até alguns esportes), não se alimenta certinho (alimentos inflamatórios), pouca mobilidade (perda da flexibilidade), entre outros.


Entre todos esses fatores que acabam afeitando à coluna, podemos falar que os mais frequentes são o sobrepeso, a postura de ficar sentado por muitas horas e a falta de fortalecimento da musculatura que da estabilidade (profunda ou core).

Todos esses fatores geram pressões sob os discos intervertebrais, fazendo com que eles se desidratem e eles perdem resistência à força de gravidade, se deformem (gerando abaulamentos e hérnias) e acabem se encostando em estruturas neuronais que geram dor.


As inconsistências dos discos também prejudicam às articulações facetarias que acabam se inflamando e aos ligamentos que ficam frouxos. É uma condição que altera toda a estrutura da coluna gerando-se um círculo vicioso.


O que fazer para tratar o problema, tirar a dor, e fortalecer a estrutura?


O primeiro que eu recomendo é visitar um especialista em medicina da coluna. Ele vai fazer um diagnóstico certo da sua condição de saúde, se precisar, ele vai pedir imagens, indicar alguns remédios para tirar a dor e a inflamação, e até outros procedimentos se a condição foi muito grave.


Considerando que o melhor tratamento é a terapia multimodal, o Médico vai recomendar várias outras coisas, como algumas sessões de fisioterapia e RPG, algumas outras terapias como a acupuntura ou a ostepatia, a visita ao nutricionista se precisar estabelecer um peso saudável, e vai recomendar iniciar atividades físicas, pilates, ioga, academia e outras.

Na verdade, o paciente não entende por que ele tem que passar por tanta coisa. Os especialistas não têm suficiente tempo para dedicar 30-40 minutos a explicar toda essa situação. De aí, o paciente não entende bem qual é sua condição, que foi o que deu errado.

E por isso, o compromisso para ele mudar e trabalhar em tudo o que tem que ser feito e muito baixa.


Por isso é fundamental que o paciente participe da consulta do “Coach da Coluna”. Nela o participante vai entender perfeitamente qual é seu problema e por que chegou até essa condição. O participante vai entender que a solução não está fora, é disser, apesar de que o médico é necessário e os outros especialistas são necessários, a verdadeira solução está nas mudanças que ele vai ter que encarar. A solução está dentro dele. Só se ele se comprometer com o tratamento, só se ele fazer as mudanças que precisa fazer, vai achar alívio e uma solução real para o longo prazo.


Se você tiver interesse e mudar seu problema para sempre, o convidamos nos contatar. Venha fazer uma consulta com "o Coach da coluna".


Centro Clínico Plusclinic (41)36678961

WhatsApp (41)995323434

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page