top of page

Dor nas costas. Como acabar com esse problema?


A dor nas costas é uma das causas mais frequentes de incapacidade e está na lista das causas mais frequentes de consulta médica. Tem uma prevalência de 60-85% no período da vida de uma pessoa, e apresenta aumentos gradativos no processo de envelhecimento. A dor nas costas é um sintoma que pode estar relacionada a muitas doenças como à doença degenerativa do disco ou DDD, à osteoartrose, à síndrome miofascial, à espondilolistese, à artrite, a os tumores, às infeções, entre outras.


Acredita-se que a postura corporal, os movimentos corporais inadequados repetitivos, as condições de trabalho (ergonomia) e o estilo de vida jogam um papel fundamental na gênese destas doenças. O mesmo fato de como nós lidamos com o estresse e com as nossas emoções, afeita todo o sistema interno de equilibro e impacta a postura, a tensão muscular, e acaba gerando dor na região das costas.


A maioria dos pacientes que chegam à consulta médica pela dor nas costas, apresenta algum grau de doença degenerativa do disco ou DDD, por isso vamos nos aprofundar no seu conhecimento. A DDD é uma condição médica na qual existem alterações anatômicas e uma perda de função, de graus variados, de um ou mais discos intervertebrais da coluna, de magnitude suficiente para causar sintomas.


Pensa-se que a causa raiz da DDD seja a perda de proteínas solúveis no fluido contido no disco, com a resultante redução da pressão oncótica (tipo de pressão osmótica induzida por proteínas), que por sua vez causa perda de volume do fluido do disco (processo conhecido como desidratação do disco). A desidratação do disco faz com que ele perca resistência as forças verticais (do peso corporal, dos impactos físicos típicos nos esportes de alto impacto como a corrida, futebol, basquete, vôlei, e outras atividades que involucram pulos, dos movimentos repetitivos e da sobrecarga de pesos), e com isso, o disco afetado perde altura e a distância entre as vértebras é reduzida.


Essa perda de altura causa frouxidão dos ligamentos longitudinais , que podem permitir deslocamento dos corpos vertebrais , causando desalinhamento da articulação facetaria, inflamação e artrite ; escoliose ; hiperlordose cervical ; hipercifose torácica ; hiperlordose lombar ; estreitamento do espaço disponível para o trato espinhal na vértebra ( estenose espinhal ); ou estreitamento do espaço através do qual uma raiz de um nervo sai ( estenose foraminal) causando inflamação e fazendo compressão sob a raiz do nervo, processo conhecido como a radiculopatia (compressão da raiz do nervo) gerando muitas vezes uma dor irradiada, formigamento e até perda de força nos braços ou nas pernas, dependendo da altura da lesão. Nessa situação de compressão sob o disco, a casca externa rígida do disco (o anel fibroso), também enfraquece, e as vezes pode romper e permitir vazamento do conteúdo do disco (processo conhecido como hérnia de disco).



A DDD pode causar dor leve a intensa, aguda ou crônica, próximo ao disco envolvido, bem como dor neuropática se uma raiz nervosa espinhal adjacente estiver envolvida.

Se considerarmos que os maus hábitos e o estilo de vida pouco saudável jogam um papel fundamental na gênese da DDD, fica claro que o paciente tem que fazer mudanças importantes nesses hábitos para obter melhoras significativas na sua qualidade de vida, especialmente pensando nos anos por vir. Como diz o Albert Einstein, não é possível aguardar um resultado diferente se continuarmos a fazer sempre o mesmo. Mudança é a palavra-chave, em termos do peso e da composição corporal, da atividade física, da flexibilidade, da postura corporal, da ergonomia no trabalho, na administração do estresse e no controle das emoções.


Fora da resolução cirúrgica indicada nos casos mais graves, existem alternativas terapêuticas que podem gerar alívio à dor e melhorar a condição do disco afeitado e as outras estruturas anatômicas, desacelerando a DDD e melhorando a qualidade de vida dos pacientes portadores de este tipo de doença. A alternativa mais completa é a Terapia Multimodal, que utiliza intervenções diferentes interligadas, como a descompressão vertebral, a terapia de alongamento e flexibilidade dos tecidos fibroso e muscular, o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna e a incorporação de um estilo de vida mais ativo através de programa de exercícios especiais. Essas intervenções juntas ao controle do peso corporal, melhoramento da postura corporal (RPG), da ergometria no trabalho, às técnicas de calor/frio, a eletroestimulação neurológica transcutânea, o lazer de baixa intensidade, a terapia de ondas de choque, à acupuntura e a massagem, complementa a Terapia Multimodal.



O Programa apresentado aqui, reúne quatro terapias de altíssimo impacto sinérgico, considerado uma ferramenta fundamental complementar no tratamento da DDD, chamada de Fitness Terapêutico.



O que é o Fitness Terapêutico? É um Programa Multimodal que reúne quatro alternativas terapêuticas no tratamento da disfuncionalidade gerada pela dor nas costas (seja na região cervical ou lombar) com o intuito de gerar alívio, desacelerar a doença degenerativa dos discos intervertebrais, fortalecer as estruturas estabilizadoras da coluna e ajudar na mudança dos maus hábitos para garantir um estilo de vida mais saudável.

As quatro alternativas terapêuticas inclusas no Programa são: A) A Descompressão vertebral isométrica, B) O Alongamento e flexibilidade dos tecidos fibroso e muscular, C) O Fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna (região do pescoço e região lombo-pélvico-quadril) D) O Programa de exercícios inteligente (Smart Training).


Como funciona o Programa Fitness Terapêutico? O paciente manifesta seu interesse no Programa através de um e-mail no endereço fitnessterapeuticobrasil@gmail.com ou no site dos nossos parceiros www.42ksuplementos.com.br/programa-fitness-terapeutico ou através de uma mensagem ao WhatsApp +55(41)995323434. Depois de conferido pelo Time do Programa, o paciente recebe um link para preencher um questionário e um outro link para formalizar a sua inscrição. Finalmente o paciente recebe o link de acesso ao Programa que contém arquivos e vídeos para cada uma das quatro alternativas terapêuticas que o paciente deve implementar nas seguintes doze semanas na comodidade da sua casa. Os arquivos estão classificados por semanas para que o pacientes os execute na ordem correta. Durante o período das doze semanas o paciente pode fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas. Se o paciente precisar (altamente recomendado) pode agendar uma consulta com o nosso Fisiologista do exercício no Centro Clínico PlusClinic através dos mesmos médios acima descrevidos.



Importante disser que o Fitness Terapêutico não substitui a consulta médica com o especialista nem a terapia do fisioterapeuta ou o trabalho dos Educadores físicos especializados nessa área, de fato, a recomendação é fazer a consulta com o especialista para ter o diagnóstico individual e estabelecer o tratamento adequado. Sem dúvida o Programa Fitness Terapêutico vai ser um complemento fundamental ao tratamento médico, para adiar ou evitar cirurgias e até como complemento Pós-cirúrgico. Ele é um componente importante da Terapia Multimodal para o tratamento da dor não específica das costas. Também é certo que a consulta médica, os remédios e até as intervenções cirúrgicas, não substituem ao nosso Programa de Fitness Terapêutico, são complementares. Se você o implementar vai se beneficiar e vai garantir um melhor prognóstico da sua doença. No final, todos queremos viver mais e com melhor qualidade de vida.


Quer tratar a sua dor nas costas e melhorar a sua qualidade de vida? Nos contate hoje mesmo:

Telefone +55(41)995323434

www.facebook.com/pluscliniccentro


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page