top of page

Como tomar o Whey Protein isolado para ganhar massa muscular magra e obter o maior benefício.

As necessidades de proteínas dos atletas engajados na musculação tem provado ser mais do que o dobro dos indivíduos sedentários, tal como mostra-se no seguinte estudo: https://journals.physiology.org/doi/abs/10.1152/jappl.1992.73.2.767


Outro fato é que o intercambio proteico (catabolismo/anabolismo) incrementa-se depois do exercício de resistência: https://journals.physiology.org/doi/abs/10.1152/jappl.1992.73.4.1383


Por sua vês, a taxa de síntese de proteínas depois do exercício, acelera-se com a ingesta oral de aminoácidos. Veja https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/ajpendo.1999.276.4.e628


Depois de ler esses achados, a gente poderia esperar que a suplementação com proteínas e aminoácidos (exe: Whey Protein isolado e BCAA), depois da prática da musculação, ajude no desenvolvimento de nova massa muscular e no aumento da força.


Os cientistas têm provado que a resposta anabólica hormonal que acontece depois de fazer exercícios de fortalecimento aumenta com a suplementação de proteínas. Porém, também existem muitos estudos não conclusivos e até com resultados contraditórios, no que refere-se ao crescimento muscular e o ganho de força na suplementação.


Poderia ter a ver com que os requerimentos de proteína variam com a intensidade e volume do treino, e os estudos nem sempre são protocolados com as mesmas variáveis de intensidade e volume.


Um fato interessante é que a ciência mostrou que têm algumas biomoléculas energéticas como a creatina, que dão um extra aos atletas para conseguir maiores intensidades e volumes.


Se unimos todos esses conceitos, de que a taxa de síntese de proteínas aumenta com o consumo de aminoácidos, que a resposta anabólica aumenta com a suplementação de proteínas, que os requerimentos aumentam no mesmo nível do aumento da intensidade e o volume do treino e que algumas biomoléculas podem fazer com que o atleta consiga melhores treinos, poderíamos esperar grandes benefícios do uso conjunto pós-treino de proteínas (Whey Protein isolada) e creatina.


Esse foi o objetivo do estudo intitulado "O efeito da suplementação com Whey Protein isolada e creatina no crescimento da massa muscular e no ganho de força depois do treinamento de fortalecimento: http://www.muscletech.com/wp-content/uploads/Burke-et-al-2001.pdf


Os resultados provaram que a suplementação conjunta de Whey Protein e Creatina no Pós-treino de musculação efetivamente gera um maior desenvolvimento da massa muscular magra, mudança que foi significativa se comparar só com a suplementação de Whey Protein ou placebo. Porém, o estudo não conseguiu provar mudanças na força no grupo que utilizou a mistura de whey protein e creatina vs o grupo só com o whey protein.


A pesar de que o estudo não demostrou aumentos significativos da força, não podemos desmerecer o resultado no ganho significativo da massa muscular magra, considerando que muitos atletas têm como objetivo primário dos seus treinos, o aumento da massa muscular.


Aliás, o aumento da massa muscular magra está relacionada com muitos benefícios metabólicos e na diminuição de doenças como as doenças crônicas não transmissíveis.


Se quiser obter o maior o maior benefício do Whey Protein no que diz respeita ao máximo crescimento de massa magra, além do treinamento de fortalecimento, poderia consultar com a sua nutri o uso conjunto com a Creatina.


Se quiser conhecer as opções de Whey Protein e Creatina da 42k é só visitar o site:


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page